Buenos Aires

Guia Definitivo dos Meios de Transporte em Buenos Aires

Meios de Transporte em Buenos Aires

Andar em Buenos Aires, tanto a pé quanto em transporte público, é muito fácil. A cidade conta, por exemplo, com um sistema de ônibus de turismo que é econômico. E a melhor opção para quem não quer perder tempo aprendendo endereços.

M

Mas mesmo assim tem os ônibus de linha que funcionam 24h e são muito seguros de utilizar. Devido ao trânsito, os táxis são mais recomendados pela noite. Entretanto tem o metrô que te leva a todos os pontos turísticos também.

Enfim, aproveite abaixo o resumo e as dicas de como usar todos os tipos de transportes e divirta-se!

Meios de Transporte em Buenos Aires

Ônibus de Turismo

É a maneira mais prática de fazer turismo na cidade. E funciona assim:

  • Em primeiro lugar você compra um ticket válido por 24h ou 48h;
  • Esse ônibus te leva por todos os pontos turísticos;
  • Conforme passeia, você vai escutando toda a história dos lugares, e em português, através de fones de ouvido;
  • Porém, você pode descer em qualquer uma das 24 paradas exclusivas;
  • Podendo assim ficar o tempo que quiser fazendo turismo no bairro;
  • E depois, para continuar o passeio, é só tomar o ônibus seguinte apresentando novamente o ticket. 
  • Os ônibus passam com uma frequência de 30 em 30 minutos.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Táxi

J

Já postei vários vídeos sobre golpes a turistas em táxis. Em resumo são trocas de notas verdadeiras por notas falsas. E taxímetros adulterados. Então tem que ficar esperta.

Eu sei que é mais fácil achar um táxi “pirata” nas ruas do que rádio táxi. Por isso, essa é a principal dica que eu uso e te dou:

Para tentar evitar golpes espere sempre um carro de rádio táxi passar. Certamente a foto acima é bem ilustrativa quanto ao tipo de táxi que você deve evitar. As tarifas atuais são bandeira 1 – $32,60, bandeira 2 – 39,12.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Aplicativos de Transporte

O

Os aplicativos de transporte (UBER, Cabify) chegaram somente em 2016 mas já se popularizaram. Embora ainda aconteçam protestos de taxistas contra eles. Bom, igual que em outros países, eles aceitam pagamentos em efetivo e cartão.

No entanto, existem algumas ressalvas para pagamentos com cartão.

De acordo com o próprio site do UBER

Pode ou não pagar por viagens de cartão de crédito?

A resposta é sim e não! Os estrangeiros não têm nenhum problema pagando viagens com esta modalidade. Algumas contas argentinas também não (especialmente as contas com cartões MasterCard). Mas como discutimos antes, o ideal é pagar as viagens em dinheiro. Porque os motoristas da Uber Argentina simplesmente descartam as viagens com cartão. Sendo assim, é muito mais difícil encontrar viagens nesta modalidade.

Já o Cabify não tem uma resposta específica para Buenos Aires nessa questão.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Metrô

O

O metrô é um sistema de transporte muito eficiente. Além disso, é barato e te leva a todos os principais pontos turísticos. Mais conhecido como Subte, conta com 6 linhas, sendo elas A, B, C, D, E e H. A única forma de pagamento é o cartão SUBE. As linhas funcionam de segunda a sexta das 5:30h às 23:00h. Sábado das 6:00 às 00h e domingos das 08:00 às 22:00h. O valor atual é (em pesos) $16,50.

O metrô de Buenos Aires  foi o primeiro do hemisfério sul, América latina e países de idioma espanhol.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Ônibus

E

Embora os ônibus urbanos tenham uma aparência vintage e possam parecer velhos, é tudo o contrário. Ônibus se diz colectivo. E em geral são muito limpos, bem equipados e muitas linhas tem ar condicionado (ainda não são todas). 

Aliás, não existem cobradores, é somente o motorista e a máquina de cobrança. Por isso, só pode ser pago com o cartão SUBE. O preço da passagem depende da distância a ser percorrida. Portanto, você informa ao motorista onde vai descer e ele coloca o valor a pagar. Os valores atuais são (em pesos) $16,50, $18 e $19.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Bicicletas

E

Existe um sistema gratuito de transporte público e ecológico. O serviço de Ecobici. Através do qual você pode emprestar bicicletas. E é oferecido pelo governo de Buenos Aires para os residentes e turistas. 

Funciona assim:

  • O serviço funciona 24h e todos os dias do ano, inclusive feriados;
  • E pode usar a bicicleta por 1 hora a cada empréstimo, nos dias de semana;
  • Ou por 2 horas a cada empréstimo nos fins de semana e feriados;
  • Em primeiro lugar você se registra gratuitamente em Ecobici online ou pessoalmente;
  • Registre-se como usuário ou baixe o aplicativo BA Ecobici no seu telefone celular;
  • Dessa forma só precisa anexar o arquivo do seu documento de identidade digitalizado;
  • Em seguida, para retirar a bicicleta da barra onde ela fica estacionada use o aplicativo BA ECOBICI;
  • Apenas ingresse o documento que você se cadastrou como turista e senha para entrar na aplicação;
  • Na seção “Mi viaje”, coloque o número da estação a qual você se encontra e selecione a bicicleta que você quer retirar;.
  • A idade mínima para se cadastrar no serviço é de 16 anos.
  • Se você retirar uma bicicleta com defeito, devolva-a dentro dos 5 minutos após a retirada. Assim você não terá problemas. E na mesma hora pode retirar outra.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Mapas

O

O Mapa Interactivo de Buenos Aires é maneira mais prática de encontrar como chegar de um ponto a outro. Assim como o aplicativo como llego que funciona do mesmo jeito. 

Além disso, a cidade tem vários pontos de wifi grátis, assim você pode estar conectada todo o tempo. E, se mesmo assim você ainda quiser outro tipo de auxílio, você pode comprar o Guia T. Que é um mapinha de bolso vendido em qualquer banca de revista e até por ambulantes no metrô.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Cartão SUBE

O

O transporte público aqui só pode ser pago com cartões recarregáveis. Que atualmente é principalmente o cartão SUBE. Aliás, cartão aqui se diz tarjeta. E assim funciona o cartão especificamente para turistas.
  • O cartão SUBE é vendido e custa $82,50 pesos.
  • E a maioria dos pontos de vendas são casas lotéricas, kioscos e no guichê das estações do metrô;
  • Já nos aeroportos, você pode comprá-los nos kioscos da marca 25 horas;
  • Embora venha sem carga, você pode usá-lo até um valor negativo de 54 pesos (igual celular de crédito);
  • As recargas podem ser feitas ou nos próprios locais de vendas ou em máquinas de recarga. Elas são de cor amarela e ficam em diversos pontos da cidade;
  • Em caso de perda ou roubo o saldo pode ser transferido para outro cartão. Porém, caso sobre saldo, o mesmo não pode ser sacado.
  • Em caso de dúvidas acesse o site oficial.

Meios de Transporte em Buenos Aires

Sobre usar 1 Cartão SUBE para várias pessoas

Atenção: quero esclarecer isso aqui porque é o que mais me perguntam – de acordo com a regra, os cartões devem ser usados de forma individual – mas acontece o seguinte: 

No metrô e no trem, você pode conseguir pagar mais de uma passagem com um mesmo cartão. Porque atualmente não existe um sistema que trave o cartão automaticamente depois do primeiro pagamento.

Porém no ônibus vai depender do motorista. Então, se você tentar pagar mais de uma passagem com o mesmo cartão e o motorista não deixar, não tem o que fazer. Afinal, ele está cumprindo a regra. 

Se entrar um fiscal no ônibus, ele vai pedir para mostrar o cartão de pagamento. Em seguida ele vai passar em uma maquininha. E, se acusar dois pagamentos em um mesmo cartão, ele pode te obrigar a descer do ônibus. 

Essas são situações que eventualmente podem acontecer. Por isso eu te aviso para que você não tenha inconvenientes.  

Então assim, quer usar um cartão para duas pessoas? Use! Mas saiba que esses são os problemas que você pode ter, tá bom? 

Facilite seu roteiro reservando nesse post

Boa viagem e boas férias!

Beta

Alguns dos links acima são fruto de uma parceria comercial entre o DePasseioPor e a empresa sugerida. E sem nenhum custo adicional para você, eu ganho uma pequena comissão se você fizer uma compra. Essa renda serve para apoiar este site e mantê-lo grátis para você e todos os demais! Saliento que aceito parcerias comerciais apenas de empresas que conheço. E publico apenas informações que julgo relevantes para meus leitores e que possam auxiliar no planejamento de suas viagens. Conheça a política de remuneração do DePasseioPor.

3 Comments

  1. Caroline Silva Reply

    Oiii Beta, primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo canal. Vou pra Buenos Aires mês que vem, sozinha, encontrarei uma colega por lá, porém a maioria dos passeios farei sozinha. Estou devorando seu blog, amei todas as dicas!

    Minha dúvida é a seguinte: Entrei no site da CIVITATIS, pra reservar o passeio do ônibus turístico e Tour pelo estádio La bombonera. Porém vi que as reservas e pagamento são mediante a cartão e online. Há outra forma de pagamento??? Fico bem insegura de efetuar pagamento pelo cartão, ainda mais valores de outra moeda, pode gerar taxas e afins… Pode me ajudar nisto???

    Obrigada!!!

  2. Ana Claudia Reply

    Olá! Gostei muito dos artigos com dicas e informações (inclusive no youtube, site no qual encontrei a página!).
    Gostaria de uma informação que não encontrei. Vou viajar em família. Minha filha de 3 anos também precisará do cartão SUBE?

  3. Berta, bom dia!!! Estava justamente atrás da informação sobre poder usar um SUBE para 2 pessoas. Estou ind agora, em maio para aí com minha prima. Lendo seu texto, você não recomenda usar um para duas pessoas, pois posso ter problemas. Em contrapartida, na página oficial da SUBE, diz que é permitido. Veja:

    ¿Puedo pagar más de un pasaje con mi tarjeta SUBE?
    – Sí, en caso de que no seas beneficiario de la Tarifa Social. En ese caso, las empresas de transporte no deben limitar el pago de más de un pasaje con la misma tarjeta SUBE. Te recordamos que para la correcta aplicación de los descuentos de RED SUBE, la tarjeta debe usarse en forma personal.
    – Si sos beneficiario de la Tarifa Social solo podés abonar tu pasaje, excepto que viajes con menores a cargo (Resolución 850/2016 del Ministerio de Transporte).

    E agora? Rs. Será que mudou algo desde que você escreveu o post!?

    Ps.: Parabéns pelo blog e canal! Estou aqui devorando seu conteúdo. 😉

O que achou do artigo?

Pin It