
ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Um dos bairros mais aristocráticos e o mais elegante de Buenos Aires.
C
Com uma arquitetura europeia, muitas áreas verdes como praças e parques que convidam a momentos de relax, dezenas de museus, cafés, restaurantes e shoppings. Recoleta é um bairro imperdível e esse roteiro vai te ajudar a conhecer La Isla, que é uma área menos divulgada mas que está repleta de turismo e encanto.
Onde fica : Seus limites são as avenidas Las Heras, Pueyrredón e del Libertador e a calle Agüero.
Como chegar: Ônibus: 10, 37, 38, 41, 59, 60, 61, 62, 67, 92, 93, 95, 102, 108, 110, 118, 124, 130. Metrô: Estação Las Heras (Linha H).

ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Mas antes umas curiosidades
La Isla, assim é chamado um pequeno setor do bairro de Recoleta, cuja área pertencia à família Hale-Pearson, e fica em uma parte mais alta do bairro, junto à Biblioteca Nacional.
Depois que a firma inglesa Baring Brothers comprou os terrenos, em 1906 a ideia foi construir um bairro-parque de localização privilegiada, e com um mirante (com vista para o rio que alcançava até a Av. del Libertador) e praça exclusivos.
Por isso o terreno foi urbanizado e subdividido, e os lotes foram vendidos para a construção de residências no estilo petit hotel e casarões rodeados de parques.
De todos esses casarões só resta o que pertenceu à família Madero Unzué, onde hoje está a embaixada britânica.
Em 1930 foi feito o último loteamento e foi quando começaram as construções dos edifícios e a partir da década de 40 começaram as demolições dos casarões para a construções dos edifícios que existem atualmente.
O traçado das ruas se caracteriza por sua arquitetura francesa, suas escadarias e pela Plaza Mitre, que domina um barranco sobre a Avenida del Libertador, que é aonde fica o mirante e o monumento a Bartolomé Mitre.
No ano de 2013, o valor do metro quadrado nesta região estava avaliado em US$ 5000.

ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Elefante Tailandês
E
Essa peça de arte foi presente da embaixada da Tailândia pelo bicentenário da Argentina. Fica na Plazoleta Reino de Tailândia, no cruzamento das Avenidas Pueyrredón e Las Heras.

ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Palácio Madero Unzué ( Embaixada da Inglaterra)
D
De estilo eduardiano, o edifício foi a residência da família Madero Unzué e sua construção foi entre os anos 1914 e 1917. Seus arquitetos foram os ingleses Walter Basseth-Smith e Bertie Collcutt.
Nela moraram Carlos María Madero (irmão de Eduardo Madero, a quem se deve o nome do Bairro Puerto Madero) junto a sua esposa Sara Unzué e seus filhos. Cada andar do palácio foi projetado para um filho.
Além disso, possui um parque próprio e parte do terreno que era do sítio de Hale Pearson, foi anexada à residência em 1947. Quando foi comprada para funcionar como embaixada britânica (anteriormente esta funcionava no Edifício Britânico). Anos mais tarde, incorporou-se à embaixada um edifício localizado no número 2412 da rua Agote.
No seu interior, o edifício conta com elementos escolhidos em museus e coleções em Londres, destacando-se peças de Victoria and Albert Museum e possui um baú de viagem de Woodbine Parish, primeiro representante britânico ante as Províncias Unidas do Rio da Prata.
O Palácio Madero Unzué está localizado no cruzamento das ruas Newton e General Gelly y Obes. É considerada a embaixada-residência mais luxuosa que os britânicos tem no mundo.

ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Praça Luis Federido Leloir
E
Essa praça foi inaugurada em 1998 e leva esse nome em homenagem ao médico e bioquímico argentino que foi o prêmio Nobel de Química em 1970. É uma praça privada com horário de funcionamento das 8:00 às 21h. Onde fica: Calle Agüero, 2501. Bairro Recoleta.

ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Biblioteca Nacional
F
Foi fundada em 1811 pela Primera Junta, que foi o primeiro governo da cidade de Buenos Aires e desde então teve quatro sedes, todas temporárias.
A sede atual, é a primeira de sua propriedade e está localizada onde antes era o Palacio Unzué, também conhecido como Quinta Unzué. Que foi a Residência Presidencial da República Argentina durante a presidência de Juan Domingo Perón (1946-1955). E se transformou em um lugar de peregrinação e culto logo da morte de Eva Perón em 1952.
O grau de simbolismo do edifício era tanto, que logo do golpe militar que derrubou a Perón em 1955, os ditadores que tomaram o poder ordenaram sua demolição total do prédio.
A Biblioteca possui aproximadamente dois milhões de exemplares. Além de seis andares e três subsolos para depósitos de livros, nove salas de leitura com capacidade total para 940 leitores. E entre outras dependências, um auditório e uma Escola de Bibliotecários. Desde o ano 1955, o terreno compreendido pela esquina da avenida Las Heras e a calle Agüero permaneceu como terreno baldio.
Mas em 1998 foi inaugurada ali a Plaza del Lector. Um espaço equipado com bancos para duzentas pessoas, música funcional, fontes, e um serviço de biblioteca aberta que oferece aos visitantes livros e jornais do dia. É também um ótimo lugar para ver a cidade do alto.
Onde fica: Aguero, 2502. Bairro Recoleta. Dias e Horários: Segunda a Sexta das 7:00 à 00h / Sábados e Domingos das 12:00 às 19:00.

ROTEIRO LA ISLA DE RECOLETA BUENOS AIRES
Monumento a Bartolomé Mitre
É
É uma escultura realizada em homenagem ao político, militar, historiador, homem de letras, estadista e jornalista argentino; governador da Província de Buenos Aires e Presidente da Argentina entre 1862 e 1868.
Foi inaugurado em 8 de julho de 1927. O monumento, obra dos escultores italianos David Calandra e Edoardo Rubino, se encontra na Plaza Mitre, entre as ruas Agüero e Dr. L. Agote e a Av. del Libertador.
Comments are closed.