Bairro Recoleta

El Ateneo Grand Splendid, a livraria mais linda de Buenos Aires

O

O Ateneo é uma rede de livrarias muito tradicionais em Buenos Aires. No ano 2000, a empresa alugou o teatro Grand Splendid (que estava fechado) e após a restauração abriu como uma grande filial da livraria.

Hoje é a livraria mais bonita da cidade, com uma grande variedade de livros. Conta também com setores de leitura, cafeteria e um espaço dedicado aos livros infantis. O Ateneo Grand Splendid é a livraria com o maior número e variedade de livros em Buenos Aires, com mais de 120.000 títulos. A livraria é visitada por mais de 3000 pessoas por dia e vende mais de 700.000 livros por ano. Ao longo do tempo tornou-se uma atração turística da cidade.

O esplendor antigo do teatro é preservado com a cúpula decorada com afrescos, os trilhos originais, a decoração intacta e a cortina no palco.

Os visitantes podem sentar-se em cadeiras confortáveis para ler todo o livro sem obrigação comprar. No setor que foi o palco agora é o bar e café com mesas diferentes e um piano que é usado em alguns momentos do dia para acompanhar com a leitura da música. No subsolo fica um setor dedicado aos livros infantis. Os setores de leitura também funcionam no setor de camarotes. E no andar superior é dedicado a amostras e exposições.

HISTÓRIA DO TEATRO GRAND SPLENDID

O Teatro Grand Splendid foi construído em 1919 por Max Glucksman. Tinha quatro fileiras de camarotes e uma plateia para 500 pessoas. Grandes personalidades do tango estiveram no teatro como Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Roberto Firpo (que dedicou o tango Gran Splendid, em 1927).

A cúpula interna foi pintada por Nazareno Orlandi. E é uma representação alegórica da paz, pintada em 1919 como uma celebração pelo fim da primeira guerra mundial. A paz é representada por uma figura feminina sensual ao lado de uma escadaria cercada por flores. Além disso também tem grinaldas de flores e nuvens que deixaram para trás a guerra cruel e pombos, anjos e ninfas cercam a figura da paz.

Onde fica: Av. Santa Fé, 1860. Bairro Recoleta.

Como chegar: Ônibus: 10, 12, 37, 39, 101, 108, 124, 132, 150, 152.  Metrô: Estação Callao (Linha D), caminhar 4 quadras.

Dias e horários: Segunda à Quinta das 9:00 às 22:00 / Sextas e Sábados das 9:00 às 00 / Domingos das 12:00 às 22:00h.

Preço: a entrada é livre e gratuita.

Facilite seu roteiro reservando nesse post

Boa viagem e boas férias!

Beta

O que achou do artigo?

Pin It