Bairro Retiro

Edifíco Kavanagh Buenos Aires

E

Este magnífico arranha-céus tornou-se o mais alto da América do Sul e em 1999 foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Em formato de navio que aponta justamente para o Rio da Prata, esse já foi o edifício mais alto da América do Sul e o primeiro a ter detalhes luxuosos, como ar condicionado.

Elegante, emoldurado por um cenário maravilhoso que inclui a vista para uma das mais belas praças da cidade, a Praça San Martin, o Kavanagh é um símbolo arquitetônico de Buenos Aires. Para a sua construção, um grupo de casas precisou ser demolida próximo ao Hotel Plaza, que tinha sido inaugurado em 1909.

As obras para construir o Kavanagh começaram em abril de 1934 supervisionadas pelo empreiteiro engenheiro Rodolfo Cervini e os arquitetos Gregorio Sánchez, Ernesto Lagos e Luis María De la Torre, conforme uma ideia promovida por Corina Kavanagh (que dá nome à passagem que separa o Hotel do Edifício histórico).

Com uma altura de 120 metros, foi durante anos o edifício mais alto da cidade e da América do Sul. Devido a sua forma escalonada, puderam ser instalados terraços jardim. Como modernidades para a época, foram instalados um equipamento de ar condicionado central, uma piscina, serviço de lavanderia, câmara frigorífica e sistema telefônico central.

Como na época não era comum, não tem garagens, mas possui um serviço de estacionamento próximo, e também  não tem interfone individual, os moradores são avisados  pela portaria em um sistema tipo hotel, para um total de 105 departamentos.

Foi finalmente inaugurado em 1936. Em 1999 foi declarado Monumento Histórico Nacional e, desde esse mesmo ano, pertence à herança mundial da arquitetura da modernidade, por decisão da UNESCO.

CURIOSIDADES

Existe uma história que o edifício Kavanagh teria sido construído para vingar um amor proibido. A lenda conta que havia uma relação entre Corina Kavanagh e um dos filhos da família Anchorena, uma das famílias mais tradicionais da época. Mercedes, a matriarca dos Anchorena, teria forçado o término da relação devido a que Corina, apesar de ser rica, não ser de uma  família “tradicional”.

Por despeito, a milionária teria mandado construir este edifício enorme para cobrir a vista que tinham os Anchorena desde sua casa (o atual Palácio de San Martín, sede da Chancelaria) para a Basílica do Santíssimo Sacramento, que tinha sido construída para se tornar o futuro sepulcro da família aristocrática.

Do único lugar que pode ser visto a igreja é de uma passagem que faz fronteira com o edifício e, paradoxalmente, carrega o nome da milionária desprezada. E o famoso apartamento que está no 14° andar, foi a residência oficial de Corina por muitos anos. Esse apartamento possui 5 suítes e dois jardins, e está entre os apartamentos mais caros da cidade. Acontece que Mercedes faleceu em 1920 e o edifício foi erguido em 1936, logo as duas mulheres sequer se conheceram, mas essa é uma das lendas urbanas mais divulgadas da cidade.

Foto atual de como se encontra o Piso 14 que se encontra à venda.

Onde fica: Florida, 1065. Bairro Retiro.

Como chegar: Ônibus: 5, 6, 7, 9, 10,17, 22, 23, 26, 28, 33, 45, 50, 56, 59, 61, 62, 70, 75, 91, 92, 93, 101, 106, 108, 109, 111, 115, 129, 130, 132, 140, 142, 150, 152.Metrô:Estação San Martin (Linha C). Trem:FF.CC. Mitre, Estação Retiro / FF.CC. Belgrano, Estação Retiro / FF.CC. San Martín, Estação Retiro (caminhar 100 metros).

Facilite seu roteiro reservando nesse post

Boa viagem e boas férias!

Beta

O que achou do artigo?

Pin It