Especial Fim de Ano

O Que os Argentinos Comem na Ceia da Festa de Fim de Ano

O QUE OS ARGENTINOS COMEM NA CEIA

Aqui em casa não pode faltar salpicão com farofa na ceia das festas de fim de ano. Como eu amo esses pratos! Certamente você deve estar pensando que vai encontrar isso por aqui também, né? Mas na verdade não vai.

É

que em Buenos Aires eu tenho uma certa facilidade de encontrar  ingredientes. E também já tem muitos anos que eu faço uma ceia bem brasileira para mim e o meu marido. Porém a ceia dos Argentinos é bem diferente da nossa. E, se você está se preparando para brindar o Natal e o Ano Novo por aqui, eu vou te contar como são as celebrações  em família e o que costuma ser servido.

Rosca de Reyes (foto)

O QUE OS ARGENTINOS COMEM NA CEIA

COMO SÃO AS FESTAS

P

Primeiramente vamos entender como são as festas para depois falarmos da ceia. Contudo, não existe muita diferença nos costumes deles para os nossos, só mesmo na comida.

O natal é comemorado do dia 24 para o dia 25. A ceia começa a ser servida por volta das 22h. Em seguida tem o brinde da meia noite, a queima de fogos e a troca de presentes. Logo após o brinde, por volta da 1 da manhã, os adolescentes costumam ir para a balada ou para a casa de algum dos amigos para continuar a festa.

No Ano Novo só não tem a troca de presentes mas o restante é igual ao natal. Jantar, brinde, balada ou casa de amigos. Aliás, o costume de vestir roupas brancas é somente no Brasil. Aqui não é uma tradição. Mas eventualmente é possível ver algumas pessoas vestindo branco. Além disso, no dia 6 de Janeiro quando se comemora o Dia de Reis, é tradição ir à padaria e comprar uma rosca de reyes.

Aliás, o costume de vestir roupas brancas é somente no Brasil. Aqui não é uma tradição.

Já para os turistas em Buenos Aires, geralmente comemoram as festas em uma casa de tango, já que várias oferecem festas de natal e ano novo especiais para essas datas.

COMO É A CEIA

Sobre o jantar, quem já visitou Buenos Aires sabe que eles costumam servir as refeições em 3 passos que são a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Portanto, as festas de fim de ano não fogem a essa regra. Sendo que em uma festa de família não tem serviço de mesa. Então, em uma mesa ficam servidas todas as comidas. E na hora da ceio cada um serve o seu prato e senta na outra mesa para comerem todos juntos.

Como final de ano aqui é verão e faz muito calor, as comidas são muito frescas.

Tem carnes geladas acompanhadas de saladas e sobremesas geladas também. Vou explicar na ordem dos 3 passos.

Pionono Salado (foto)

O QUE OS ARGENTINOS COMEM NA CEIA

ENTRADA

Pionono Salado: assim se diz rocambole salgado na Argentina. O Pionono geralmente é servido de entrada. Com recheio de queijo e presunto ou de atum, é feito cedo para ser servido gelado. Claro que dependendo do gosto da família vai variar o recheio.

Vitel Toné (foto)

PRATOS PRINCIPAIS

Vitel Toné (Vitello Tonnato): um dos clássicos da festa de fim de ano, é um prato de origem italiana, da região de Piamonte.

Ah, é servido gelado. E apesar da mistura da carne de vaca com o peixe, o atum, ser uma mistura bem exótica, o sabor é uma delícia!

Vitel Tone é uma carne chamada peceto (que é o corte que no Brasil se chama lagarto). Na preparação primeiramente ele é assado e depois a carne é cortada em fatias bem finas. Em seguida é servido com um molho cujo os ingredientes principais são atum e creme de leite.

Matambre Arrollado (foto)

Matambre: outro clássico das festas. A segunda opção de carne é o Matambre, que se faz assado e recheado com ovo, cenoura e bacon. Para não ficar muito seco, é servido com algum molho para regar.

Ensalada Rusa (foto)

O QUE OS ARGENTINOS COMEM NA CEIA

ACOMPANHAMENTO

Ensalada Rusa: além da salada de folhas verdes também acompanham as carnes o que eles chamam aqui de ensalada rusa. Essa nada mais é do que o que conhecemos como maionese (batata, cenoura, ervilha e maionese).

E você deve estar pensando: “E o arroz?”

Os argentinos não acompanham as comidas com arroz. Talvez em alguma família eles sirvam mas na casa dos meus sogros nunca comemos com arroz, nem nas festas.


Ensalada de Frutas con Helado Artesanal (foto)

O QUE OS ARGENTINOS COMEM NA CEIA

SOBREMESAS

Salada de Frutas com Sorvete Artesanal: depois dessas comidas maravilhosas para finalizar a ceia a sobremesa tradicional é sorvete artesanal com salada de frutas.

Pan Dulce (foto)

Na mesa sempre tem o pan dulce que é o que conhecemos como panetone. Os recheios são iguais: frutas secas e alguns com gotas de chocolate. Como estamos na terra do doce de leite, tem alguns lugares que vendem uns recheados com doce de leite. Mas o sabor da massa é igual.

Facilite seu roteiro reservando nesse post

Boa viagem e boas férias!

Beta

O que achou do artigo?

Pin It