
A
A Casa Rosada é a sede do governo nacional argentino. Onde efetivamente trabalha o presidente da República, mas aí não é sua residência familiar. Esse palácio ocupa o prédio onde outrora foi o Forte que defendia a cidade de Buenos Aires contra novos invasores em 1580.

Vou te contar 9 curiosidades para você ter em conta quando for visitá-la:
1 – Como já mencionado, a primeira função do prédio onde se encontra a Casa Rosada, foi de Forte. Que defendia a cidade de Buenos Aires contra novos invasores em 1580.
2 – Depois foi residência de vice-reis espanhóis e logo abrigou, com muito poucas reformas, às autoridades dos sucessivos governos pátrios. Passou por um tempo esquecido mas recuperou protagonismo como sede do governo político a partir de 1862. Quando Bartolomé Mitre se instalou ali com seus ministros, reformulando a antiga residência oficial do forte.
3 – Seu sucessor, Domingo Faustino Sarmiento, decidiu embelezar a sede do Poder Executivo Nacional. Dotando-a de jardins e pintando as fachadas na cor rosa. Característica que lhe deu o nome de Casa Rosada.
4 – Conta a lenda, que a cor rosa da fachada originalmente era obtida da combinação de tinta de cal com sangue bovino. Utilizando esta última para suas propriedades impermeabilizantes e fixadoras.
5 – Também, durante a presidência de Sarmiento foi projetado o primeiro Palácio dos Correios. Que foi instalado no lado sul do prédio, que havia ficado livre por causa da demolição do forte. E completou sua construção em 1878 sendo inaugurado pelo Presidente Nicolás Avellaneda em 1879.

Curiosidades
6 – O Palácio dos Correios ofuscava sensivelmente a sede do governo. Motivo pelo qual o presidente Julio Argentino Roca solicitou em 1882 um projeto de extensão e reparações. Assim, o edifício atual é produto da fusão de duas construções anteriores. O Palácio dos Correios (lado direito nas ruas Hipólito Yrigoyen e Balcarce) e a sede presidencial.
7 – Para uni-los, o arquiteto italiano Francisco Tamburini (responsável também pelo projeto original do Teatro Colón) projetou um grande arco central na entrada da rua Balcarce n.50, cuja construção finalizou em 1890. Isso marcou o fim do que restava do antigo Forte. Conservando-se alguns muros e uma das guaritas que pode ser vista no atual Museu Casa Rosada que fica atrás da casa.
8 – Sáenz Peña foi o único presidente que viveu dentro da Casa, entre 1910 e 1914. No Salón Blanco davam-se banquetes nos quais eram servidos doze pratos diferentes e o menu sempre estava escrito em francês. A louça era de porcelana inglesa e francesa, igual que a prataria e os cristais.
9 – Ainda se pode ver as herdeiras das palmeiras africanas do Pátio homônimo. Elas foram plantadas no final do século retrasado, quando se afrancesou a construção e lhe deu um toque mais exótico.

Nos finais de semana é possível fazer visitas guiadas no interior da Casa Rosada.
Como visitar
Os visitantes entram pelos pórticos da rua Balcarce, n.50. E já no hall de entrada se pode observar o Salão dos Patriotas. Onde se exibem pinturas e retratos de distintos próceres latino americanos. No primeiro andar, logo de subir pelas imponentes escadas de mármore, se chega ao Salão Mujeres Argentinas del Bicentenario.
Também podem visitar o Salón Blanco. Por onde desfilaram importantes personalidades da história argentina, o despacho presidencial e o Salón Sur. Uma coisa imperdível da visita é sair ao emblemático balcão que vista à Praça de Maio, que foi testemunha de momentos históricos da Argentina.
Ah, também pode tirar foto com os guardas (granaderos).

Onde fica: Balcarce, 50. Bairro San Nicolás.
Como chegar: Ônibus: 2, 4, 6, 20, 22, 24, 28, 29, 33, 50, 56, 61, 62, 64, 74, 91, 93, 99, 105, 109, 111, 126, 130, 140, 142, 143, 146, 152, 159, 195. Metrô: Linha A: Estação Plaza de Mayo // linha B: Estação Leandro N. Além // linha D: Estação Catedral // linha E: Estação Bolívar.
Dias e horários: Visita guiada em espanhol aos Sábados das 10:00h às 18:00h, cada visita dura em média 40 minutos e os visitantes devem comparecer até 20 minutos antes da hora solicitada. As visitas devem ser solicitadas preenchendo esse formulário. Cada pessoa pode reservar para até 5 outras.
Preço: a entrada é livre e gratuita.
Acessibilidade
- Acessibilidade Física: Nível de acesso, rampa, plataforma de elevação, acesso alternativo.
- Acessibilidade Física: Instalações sanitárias adaptadas.
- Acessibilidade Física: Design de maneira acessível
- Acessibilidade Intelectual: Tem visita guiada.
- Acessibilidade Visceral: Tem áreas de descanso
Comments are closed.