Bairro La Boca

Caminito Buenos Aires

C

Caminito é a rua mais famosa e colorida da cidade de Buenos Aires. É também a mais visitada por turistas estrangeiros. Está localizada no coração do bairro de La Boca, na área conhecida como Vuelta del Rocha. Está localizado a 400 metros do “La Bombonera”, o estádio do Club Atlético Boca Juniors.

Na área onde está atualmente localizado o Caminito, em 1898 passava o trem. Em 1928, a ferrovia fechou e o terreno foi abandonado.

Nos anos cinquenta, o morador Arturo Cárrega decidiu recuperar o terreno por onde passava um riacho estreito e, depois, o trem. Para completar a recuperação,  ele convocou o famoso pintor Quinquela Martin. Quem chamou esta pequena rua de “Caminito”, como homenagem eo popular tango de Peñalosa e Filiberto. É o primeiro  museu ao ar livre do mundo. Em seu percurso podem ser observados murais, esculturas, baixo relevos e mosaicos de reconhecidos artistas do bairro.

Na área de Caminito se encontram casas muito únicas, conhecidas como “cortiços”. Estas casas eram as casas típicas dos imigrantes italianos que se estabeleceram no bairro. As casas são moradias coletivas, onde muitas famílias vivem compartilhando pátios, cozinhas, etc.

As condições de vida não são muito boas dentro dos cortiços. O material utilizado para a construção das casas foram as folhas de zinco, eles foram pintados com as sobras das pinturas das oficinas próximas. Hoje a tradição de pintar casas com cores diferentes permanece. Muitos cortiços hoje são usados com o lugar das vendas das lembrancinhas.

INFORMAÇÕES E SERVIÇOS

Olha só: O Caminito recebe milhares de turistas todos os dias, a área é segura. No entanto, o bairro de La Boca pode ser perigoso por causa do roubo. Por esta razão não é recomendado transportar objetos de valor ou caminhar pelas ruas solitárias do interior do bairro.

Onde fica: Calle Dr. Iberlucea del Valle e Magallanes. Bairro La Boca.

Como chegar: Ônibus: 29, 33, 64, 53, 152.

Dias e horários: Funciona todos os dias das 11:00 às 18:00h (inverno).
Das 11:00 às 20:00h (verão)

Preço: a entrada é livre e gratuita.

Acessibilidade
  • Acessibilidade Física: Rampa com assistência
  • Acessibilidade Física: É parcialmente acessível
  • Acessibilidade Visceral: Tem áreas de descanso

Facilite seu roteiro reservando nesse post

Boa viagem e boas férias!

Beta

O que achou do artigo?

Pin It