RETIRO

Centro financeiro de Buenos Aires e com um perfil residencial marcado, este bairro foi a porta de entrada de milhões de imigrantes entre o final do século XIX e o começo do XX. A região do Retiro, onde fica um dos extremos da 9 de Julho, é conhecida por abrigar uma das ruas mais agitadas da capital portenha, a Calle Reconquista, com seus pubs de animada happy hour. É lá também onde está uma das ruas mais charmosas da cidade, a Calle Arroyo. Um dos pedaços mais parisienses de Buenos Aires, ela concentra antiquários e galerias de arte.

CURIOSIDADES

1. Retiro é mais um bairro nobre da cidade de Buenos Aires com vários hotéis cinco estrelas, incluindo o Four Seasons, Marriott Plaza, Sheraton e Sofitel.

2. O mais antigo deles, o Marriott Plaza, foi inaugurado em 1909 e fica de frente para a Praça San Martín. Ao norte da qual se encontra o terminal de trem, e a Praça Fuerza Aérea Argentina (antiga Plaza Británica), onde a Torre Monumental (anteriormente Torre de los Ingleses) está localizada.

3. O bairro abrange uma área de escritórios que circunda a área conhecida como la city, centro financeiro de Buenos Aires, e outro de um perfil marcadamente residencial com edifícios de alta categoria que é muitas vezes considerado parte do distrito informal Barrio Norte.

4. No entanto, também dentro dos limites formais de Retiro está a  Villa 31, um dos maiores assentamentos precários em Buenos Aires, que se estende por ferrovias e terras portuárias.

5. Retiro também é caracterizado como um importante centro de transportes. Com três estações ferroviárias e outra estação de metrô onde convergem várias linhas ferroviárias metropolitanas, bem como inúmeras linhas de ônibus e ônibus de longa distância.

6. Além disso, nas imediações do centro de transportes encontra-se uma área administrativa onde operam várias unidades judiciais.

7. A Praça San Martín é um dos seus principais espaços verdes e um dos mais tradicionais de Buenos Aires.

8. A área foi no passado a porta de entrada para Buenos Aires de milhões de imigrantes que chegaram ao país entre o final do século XIX e da segunda guerra mundial. 

9. Estes se hospedavam temporariamente no Hotel de Imigrantes que hoje funciona como um museu.

O QUE ESPERAR DE RETIRO

Como chegar:É possível chegar até o bairro com a linha C do metrô. Além de dezenas de linhas de ônibus, táxi ou BA BUS.

Quando ir: Durante o dia é muito movimentada devido ao grande número de pessoas que trabalham nessa região.

Comer e Beber: Retiro é do lado do Microcentro então é possível encontrar tanto restaurantes super econômicos self-services. Como também restaurantes mais sofisticados. Em outras palavras, comidas para todos os bolsos.

Compras: Também é um lugar perfeito para conhecer o comércio e fazer compras. Ali se encontram a Calle Florida e também o Shopping Galerias Pacífico.

Hospedagem: É um excelente bairro para se hospedar pois está próximo a maioria dos pontos turísticos.

Segurança: É uma região muito bem policiada apenas tem que ter atenção aos batedores de carteiras. Esse são os tipos de problemas mais comuns. Portanto, sempre tenha cuidado com os seus pertences. No demais é muito tranquilo fazer turismo em Retiro.

O QUE VER EM RETIRO

Praça San Martin Buenos Aires

É É uma das praças mais antigas da cidade e cenário de importantes acontecimentos históricos. Em 1807, durante a segunda invasão inglesa, aconteceu neste lugar um combate que resultou em uma vitória “criolla”. E em 1812, o General San Martín instalou neste local os quartéis do “Regimento de Granaderos a Cavalo”, desde aí até que

Torre Monumental Buenos Aires

A A Torre Monumental, também conhecida como “Torre dos Ingleses”, seu antigo nome, foi inaugurada em 1916 no bairro de Retiro. Foi construída por residentes britânicos da cidade para comemorar o centenário da Revolução de Maio. Por ocasião da Guerra das Malvinas em 1982 (guerra entre Argentina e Inglaterra pela posse das Ilhas Malvinas), a

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos

Facilite seu roteiro e reserve nesse post

Instagram

Pin It