PUERTO MADERO

Quem hoje visita Puerto Madero – um dos mais audaciosos e bem sucedidos projetos de renovação urbanística do mundo – não imagina que tudo tenha começado como um erro, no fim do século 19. Foi quando ficou clara a vocação agroexportadora da Argentina e surgiu a polêmica sobre onde deveria ser o porto para dar vazão aos grãos e às carnes dos Pampas. Embora a opção mais racional fosse alargar o Canal de Riachuelo, em La Boca. Porém, venceu o projeto de um rico comerciante do Centro, um tal Eduardo Madero. Ele propôs construir diques onde havia um lamaçal. Madero ganhou uns bons pesos vendendo as terras em torno de seu empreendimento. Mas, em pouco tempo, a faraônica empreitada se provou ineficiente e os 16 prédios das docas foram abandonados. Apenas um século depois, em 1989, a cidade consertou a besteira: transformou a zona decadente em uma convidativa orla. Os armazéns de tijolo vermelho foram restaurados e viraram escritórios, residências, bares, cinemas e restaurantes. Já é quase um clássico comer parrillla ali e depois caminhar pelo calçadão. Puerto Madero se tornou um bairro rico e charmoso.

CURIOSIDADES

1. A localização próxima à zona central de Buenos Aires, a existência de uma reserva ecológica e a proximidade com o Rio da Prata fazem de Puerto Madero um dos bairros mais valorizados da capital argentina.

2. A maior parte do bairro está situada em uma ilha, interligada ao resto da cidade por seis pontes que cruzam quatro diques.

3. A revitalização da região onde o bairro localiza-se, iniciada na década de 1990, foi um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo. Sendo assim referência para outros projetos em outros países.

4. Durante essa década, houve um investimento estrangeiro maciço em Puerto Madero, responsável principalmente pela construção de diversos edifícios no bairro.

5. Os antigos armazéns de grãos e de mercadorias, que conferem elegância, prestígio e identidade ao bairro, foram revitalizados. As fachadas de tijolos dos armazéns, bem como as vigas de ferro fundido, foram conservadas com a finalidade de preservar o valor histórico das construções.

6. Os armazéns do lado continental, por exemplo, foram modificados para se transformarem em residências, escritórios, lofts, universidades privadas, hotéis de luxo e restaurantes. O dinheiro arrecadado com a venda dos antigos armazéns foi reinvestido na revitalização do entorno.

7. Puerto Madero recebeu, nos últimos anos, construções projetadas por diversos arquitetos de renome, dentre eles Santiago Calatrava, Norman Foster, César Pelli e Philippe Starck.

8. A transformação de Puerto Madero em bairro foi a maior obra do gênero realizada na América Latina, até então, com um investimento total de cerca de US$ 1 bilhão por parte do Estado.

9. Na área, foram construídas diversas ruas e avenidas que, posteriormente, receberam nomes de influentes mulheres latino-americanas. Este projeto culminou no aterro que deu origem ao Parque Mulheres Argentinas.

10. Segundo um estudo feito pela plataforma Properati e publicado em 2018, Puerto Madero é apontado como o bairro mais exclusivo e procurado da América Latina.

11. De acordo com o estudo, o valor médio do metro quadrado de apartamentos com dois ou três quartos no bairro é de US$ 7.038. Portanto, o mais caro levando em consideração os valores de outros bairros pesquisados como Ipanema e Vila Nova Conceição.

12. Segundo a Properati, a fase final da urbanização de Puerto Madero e os altos custos da construção na Argentina são os principais fatores responsáveis pela acelerada valorização do bairro na última década.

O QUE ESPERAR DE PUERTO MADERO

Como chegar: Por ser uma zona muito exclusiva o acesso é maior de carro. O metrô que mais se aproxima de Puerto Madero é a linha B, estação Leandro N. Além. Além de algumas linhas de ônibus, táxi ou BA BUS.

Quando ir: Durante o dia os diques ficam bem movimentados por turistas e pessoas que trabalham na região. Já durante a noite o movimento é maior por causa dos restaurantes.

Comer e Beber: Em Puerto Madero existe um polo gastronômico com uma enorme quantidade de ofertas de comidas. Além de redes de fast food e self service, tem também muitos restaurantes renomados. Ao meio dia, todos os restaurantes oferecem o menu executivo. Que inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida, a um preço mais econômico .

Compras: Apesar de ter algumas lojinhas não é a melhor opção de lugar para compras.

Hospedagem: É um excelente bairro para hospedes exigentes. Em outras palavras, para quem está procurando hotéis de luxo. Hilton Hotel, Faena Hotel e Hotel Madero, são algumas das opções que se encontram por lá.

Segurança: Puerto Madero é considerado um dos bairros mais seguros de Buenos Aires devido à presença de policiais da Polícia da Cidade de Buenos Aires e da Prefeitura Naval Argentina nas ruas. Bem como de várias câmeras de vigilância espalhadas por diversos pontos do bairro.

PASSEIOS EM PUERTO MADERO

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos

Facilite seu roteiro e reserve nesse post

Instagram

Pin It