LA BOCA

O bairro mais colorido de Buenos Aires.Quinquela Martin é La Boca. Graças à criatividade desse pintor que adotou esse bairro portuário como lar, o que era decadente ganhou cor. Antes de Quinquela, La Boca era a pura expressão da vida no porto: da pobreza dos trabalhadores imigrantes às casas de prostituição. Era um dos berços do tango, é verdade, mas definitivamente passava longe dos turistas. No entanto, suas cores quentes, mostras da vida como ela é, atraíam e inspiravam o pintor. Benito Quinquela Martin retratava La Boca. E se preocupava com o bairro – claro que por isso, doou um espaço para uma escola e um centro odontológico. Sem prever as consequências, criou o mais conhecido cartão postal de Buenos Aires: o Caminito. Ele e uns amigos artistas, seguindo o gosto dos imigrantes genoveses pelo colorido, transformaram essa rua de pedestres em um museu ao ar livre, com pinturas, murais, esculturas… Assim, as casas improvisadas com chapas de aço, que formam os cortiços comuns aos bairros portuários, são hoje um dos locais mais visitados da cidade. Depois de sua morte em 197, Quinquela Martin ganhou um museu em sua antiga casa-ateliê. Ali é o melhor lugar para conhecer o bairro antes de sua intervenção.

CURIOSIDADES

1. La Boca é um bairro da cidade de Buenos Aires, na Argentina, que por sua localização, foi habitado por muitos estrangeiros que chegavam pelo porto para trabalhar.

2. O bairro possui duas grandes atrações: O estádio La Bombonera, do time Boca Juniors e o Caminito, onde parte do bairro foi restaurada.

3. O Caminito tem uma característica peculiar: as casas são construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal e pintados com muitas cores.

4. Isso porque, quando os estrangeiros – principalmente espanhóis e italianos – construíam suas casas, usavam as tintas que sobravam dos navios do porto para pintá-las.

5. Os imigrantes italianos eram em grande parte genoveses. Eles criaram em La Boca os dois futuros clubes mais populares do país. Não só o Boca Juniors, como também o River Plate, foi criado no bairro. Posteriormente mudando-se para a área mais nobre de Belgrano.

6. A rivalidade originou-se justamente da proximidade entre os dois clubes. E só depois se acentuando em razão do River passar a representar a elite portenha. Enquanto o Boca popularizou-se como o clube dos operários.

7. La Boca, em 1882, era habitado quase que exclusivamente por imigrantes genoveses. Que, por desentendimentos nas relações de trabalho, promoveram uma greve geral.

8. No transcurso da greve, como todos eram da mesma origem, declararam La Boca como região autônoma. Chamavam-na como a República de San Marino.

9. Como passo seguinte, comunicaram ao rei Victor Manuel da Itália (há poucos anos unificada), ensejando o reconhecimento como nova nação.

10. O então presidente da Argentina, Julio Argentino Roca, pessoalmente – acompanhando o exército argentino – promoveu a dissuasão dos habitantes e retirou a bandeira genovesa que fora içada. Ainda hoje reúnem-se em La Boca simbolicamente Presidente e Ministério da República Independiente de La Boca.

O QUE ESPERAR DE LA BOCA

Como chegar: Em La boca não tem serviço de metrô, então as únicas formas de chegar são de ônibus, táxi ou BA BUS.

Quando ir: É perfeito para ser visitado durante o dia. E, como a maior parte do turismo é ao ar livre, melhor evitar a visita nos dias chuvosos.

Comer e Beber: La Boca possui um centro gastronômico incrível. São muitas opções de restaurantes a bons preços e oferecendo excelente gastronomia.

Compras: Também é um lugar perfeito para comprar lembrancinhas já que tem um feirinha de artesãos logo na entrada. E além disso, são inúmeras as lojinhas de souvenir dos mais diversos nessa área.

Hospedagem: por ser um bairro sem metrô e muito mais afastado que a maioria dos outros, eu não sugiro nenhuma hospedagem nesse bairro.

Segurança: A região do Caminito é muito transitada por turistas e por isso é muito bem policiada. Portanto, evite sair caminhando pelo bairro. Até porque, toda a parte turística se encontra apenas nesse pequeno trecho.

O QUE VER EM LA BOCA

Caminito Buenos Aires

C Caminito é a rua mais famosa e colorida da cidade de Buenos Aires. É também a mais visitada por turistas estrangeiros. Está localizada no coração do bairro de La Boca, na área conhecida como Vuelta del Rocha. Está localizado a 400 metros do “La Bombonera”, o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Na área

Fundação PROA Buenos Aires

A A Fundação Proa é um ponto de referência para as artes. Um espaço centrado na difusão dos grandes movimentos artísticos do século XX. Mas que também inclui propostas atuais e projetos especiais, nacionais e internacionais. Conta com uma programação de exibições temporárias e a organização de seminários, cursos, conferências e concertos. INFORMAÇÕES E SERVIÇOS

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos

Facilite seu roteiro e reserve nesse post

Instagram

Pin It