Verão em Buenos Aires, você precisa essas informações!



Entra e sai ano e as perguntas sobre o clima da cidade se repetem a cada dia.

Então eu resolvi prestar mais atenção nesse assunto para poder fazer um resumo esclarecendo as dúvidas que mais se repetiram e que são impossíveis de serem explicadas de um por um.


Lembrando que essas informações não estão baseadas em pesquisas, são apenas as minhas observações sobre como vivo essa estação.


Imagem de um alerta na tevê
VERÃO
21 de Dezembro a 20 de Março

Do final de dezembro (ou seja, começo do verão)  até o final de janeiro, as temperaturas são mais elevadas. Costumam acontecer alertas preventivos por causa da temperatura sendo:

AMARILLO

Amarelo: se você ver esse alerta na tv, significa que as ondas de calor podem ser perigosas, especialmente para os bebês, crianças pequenas, pessoas maiores de 65 anos e/ou aquelas com doenças crônicas. 

É bom estar em alerta e tomar as medidas preventivas listadas abaixo.

 NARANJA

Laranja: se você ver esse alerta na tv, significam os mesmos riscos apresentados no "alerta amarillo" sendo que representam temperaturas ainda mais elevadas que as do alerta anterior. 

Traduzindo para a linguagem turística: evite estar muito tempo fazendo turismo exposto ao sol, por mais confortável que você se sinta em relação à situação de estar exposto.

 ROJO

Vermelho: se você ver esse alerta na tevê, em linguagem turística significa que não faça turismo em lugares abertos.  

Evite ir de ponto a ponto da cidade caminhando sob o sol. 

Nesse tipo de alerta o MS informa que há risco de desidratação severa, queimaduras graves e até morte, tanto para pessoas dos grupos mais vulneráveis citados acima como para pessoas saudáveis. 

Não vacile.


Medidas preventivas:

  • Tomar muita água durante todo o dia;
  • Consumir alimentos frescos, como frutas e verduras.
  • Evitar as bebidas alcoólicas muito doces e as infusões quentes (chás, por exemplo);
  • Usar roupas mais soltas, de material leve e cores claras;
  • Tomar líquido antes, durante e depois de praticar qualquer atividade ao ar livre e se proteger do sol usando chapéus e sombrinhas.
Eu sei que no Brasil também faz calor e você já está "acostumado" mas acontece que a rotina no Brasil é diferente da rotina de férias em outro país. 



Buenos Aires tem muito turismo ao ar livre e isso implica que você vai ter mais horas de exposição ao sol e nem todos os lugares que você entrar estarão refrigerados, acredite!! 

Táxi que o motorista para economizar te transporta com os vidros abertos porque o ar condicionado "não funciona".

Ônibus sem ar condicionado ainda é comum, apesar de ser lei que todos tenham,  esperar na plataforma do metrô eu não tenho nem como descrever o calor que se sente e se for horário de pico nem se fale. 

Pode acontecer de você entrar em um restaurante ou lugar fechado e não estar refrigerado também, não são todos mas pode passar.

Também costumam acontecer muitos cortes de luz por causa do excesso de consumo, não se surpreenda com nada disso.


Faz calor de dia e de noite (não, não dá uma amenizada, tem noites que fazem 30°C), a única diferença é que à noite não tem sol. 

As ruas ficam lotaaadas à noite, para quem gosta de sair, curtir um barzinho é perfeito. 

É tanta vida noturna que você vai duvidar em dormir, juro.

Feira de San Telmo, 1km de caminhada, coloque uma blusinha leve de manga comprida  que proteja os braços para não voltar com uma queimadura no braço de "lembrancinha", toneladas de protetor solar facial (eu tenho manchas no rosto até hoje de uma queimadura de uma caminhada por lá em 2015), chapéu, óculos de sol e muita água, quem avisa amiga é.

A água que não é salgada, é a Eco de los Andes, anota aí!

Outra coisa chata, além do calor, é que por causa dele as baratas aparecem, graças a Deus mais na rua do que na minha casa.



De fevereiro a março, começam a se equilibrar as temperaturas tendo dias muito quentes e outros mais amenos (não frios, apenas mais suportáveis) e, apesar de chover esporadicamente durante a estação, em março é quando chove mais. 

Você pode reprogramar o seu roteiro em dias de chuva com as dicas da matéria O que fazer em Buenos Aires em um dia de chuva
Culturalmente falando, aqui não tem praia, então o governo cria praias artificiais nos parques da cidade que geralmente funcionam nos finais de semana.

Até fiz um vídeo sobre uma delas, e também você verá muita gente de biquíni nas praças, com cadeira de sol, como se fossem praias. 




Não se surpreenda, olhe tudo com muita naturalidade (mentira, eu sei que você vai tirar foto). 

E nos transportes públicos sempre existirá aquele ser humano que não sabe o que é desodorante, por favor, haja naturalmente, o seu ponto de descer vai chegar, eu juro.

Nessa época também existem muitos espetáculos gratuitos ao ar livre como cinema no Rosedal, espetáculos de músicas nas praças e festivais ao ar livre, acompanhe pelo blog e pelas redes sociais que eu atualizo sempre.


Temperatura: geralmente a sensação térmica (que é o que a gente mais observa) é de 30°C, 35°C, abafado, úmido e ficamos todos grudentos. 

E tem esses dias que você #queriastarmorta com sensações de 40°C e até já teve de 50°C. 

Escolha um hotel com piscina, confia em mim.

Para saber que roupas trazer na mala, veja as sugestões da matéria mala de férias Buenos Aires - verão.

E outra informação super importante que você tem que saber são as formas de pedir sorvete na Argentina.

Quer opções de passeios em Buenos Aires?
 
Encontre aqui o tour que você está procurando.

Gostou das dicas? Então inscreva seu e-mail para receber todas as novidades.

CONVERSATION

1 comentários:

  1. AAAAAAAAAAH, EU AMEI O POST MAS QUANDO EU CHEGUEI NA #QUERIAESTARMORTA EU PASSEI A AMAR VOCÊ TAMBEM!! HAHHAHA
    Desculpa a gritaria, fiquei animado hahah <3

    ResponderExcluir

Instagram

@depasseiopor