Passagem Enrique Santos Discepolo em Buenos Aires

Foto: depasseiopor
A Passagem Enrique Santos Discepolo é um espaço singular da cidade. 

Destaca-se por atravessar em forma de “S”, o quarteirão do bairro de Balvanera delimitada pelas ruas Lavalle, Avenida Callao, Riobamba e Avenida Corrientes. 

Seu traçado curvo corresponde ao mesmo das vias da estrada de ferro do Oeste que, saía da Estação Parque, e se estendia até o bairro de Floresta. 

Por ali passou, na sua viagem inaugural em 29 de agosto de 1857, “La Porteña”, tal como recorda uma placa colocada no edifício da esquina da Passagem com a rua Lavalle.

Foto: depasseiopor
Em 1980 foi inaugurado o Teatro del Picadero em um imóvel construido em 1926 pelo arquiteto Benjamín Pedrotti (originalmente destinado à uma fábrica de velas de ignição). 

Em 1981 essa sala foi o cenário principal do “Teatro Abierto”, um ciclo onde atores, diretores, dramaturgos, cenógrafos e técnicos apresentavam obras especialmente escritas. 

No dia 6 de agosto de 1981, um incêndio intencional destruiu a sala em uma van tentativa da ditadura, que governava na época, por calar o pensamento dos artistas. 

O ciclo continuou em outras salas e é recordado como um exemplo de resistência cultural e social.



Na Passagem também se pode observar 

  • o edifício racionalista localizado na esquina da rua Callao
  • também obra de Pedrotti, cujo térreo está instalada a filial de uma rede de cafeterias
  • os contrafrentes do ex Banco Mercantil Argentino e o da Escola Normal Superior Nº 9, que data de 1884 e foi realizada pelo arquiteto italiano Carlos Morra 
  • o mural do reconhecido artista Marino Santamaría, uma obra em mosaicos venezianos alegórica a “La Porteña” e a da estrada de ferro

Em 3 de novembro de 2003, através da Lei 1153 sancionada pela Legislatura, a Passagem foi convertida em uma rua de pedestres.



Quer mais opções de passeios em Buenos Aires?
 
Encontre aqui o tour que você está procurando.

Gostou das dicas? Então inscreva seu e-mail para receber todas as novidades.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@depasseiopor