Plaza Lavalle em Buenos Aires


A Praça Lavalle fica atrás do Teatro Colón e ocupa três quarteirões compreendidos entre as ruas Libertad, Lavalle, Talcahuano e a Avenida Córdoba. 

A princípios do século XIX o lugar era um terreno baldio, cortado por um dos córregos mais importantes da cidade, o Tercero del Medio, que desembocava no Rio da Prata. 



Nessa época se instalou no lugar o Parque de Artillería, um quartel militar que contava com uma fábrica de armas e um depósito de pólvora. 

Com o tempo este arrabal se transformou em passeio público e tomou o nome de Plaza del Parque.
 
Para 1857 foi inaugurada nas suas imediações a Estación del Parque, de onde partiu a locomotiva La Porteña, protagonista da primeira viagem por estrada de ferro da Argentina. 

Em 1878, a praça adotou seu nome atual em memória de Juan Lavalle, militar e político argentino.


A escultura "Fuente de los Bailarines", obra do escultor Carlos de la Cárcova e fonte do arquiteto Ezequiel Cerrato, que está localizada na praça,  representa uma grande tragédia que deixou de luto o Teatro Colón e todo o país.

No dia 10 de outubro de 1971, os primeiros bailarinos José Neglia e Norma Fontenla, junto com os integrantes do balé que os acompanhavam em uma turnê por Trelew (província argentina), morreram tragicamente em um acidente quando o avião que os transportava caiu no Rio de la Plata. 

Em homenagem às nove vítimas do acidente, foi erguida essa escultura.


Na parte central que se encontra entre as ruas Tucumán e Viamonte se pode ver uma coluna em memória a Juan Lavalle, obra do artista italiano Pietro Costa.

Na esquina com a rua Tucumán se encontra Mirador Massue, de estilo art nouveau, construido em 1909 pelo arquiteto francês Alfred Massue, para David Costaguta. 



Está considerado como um dos edifícios mais belos da cidade.

Por isso, quando o terreno foi comprado por uma empresa e seria feita a sua demolição.

A sociedade descontente da época colocou pressão e a empresa decidiu manter a fachada mas mesmo assim construiu um edifício mais moderno por trás.


Onde fica: Ruas Tucumán e Libertad (atrás do Teatro Colón, na frente do Palácio de Tribunales)

Espaço público, passeio livre.



Gostou das dicas? Então inscreva-se abaixo e receba as novidades por e-mail.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@depasseiopor