Obelisco de Buenos Aires


O Obelisco é em todo o mundo o maior emblema da cidade de Buenos Aires e de seus habitantes, assim como a Torre Eiffel em Paris ou a Estátua da Liberdade em Nova Iorque. 

Inaugurado em 1936 para recordar o quarto centenário da primeira fundação da cidade, é uma obra do arquiteto Alberto Prebisch, um dos principais expoentes do modernismo argentino e autor também do Teatro Gran Rex, que fica vizinho ao Obelisco. 

Está localizado onde foi erguida pela primeira vez a bandeira nacional e justo na interseção de duas das principais avenidas.

A 9 de Julio que é a mais larga do mundo e, Corrientes que é um dos principais polos culturais da cidade.


Com uma altura total de 67,5 metros e uma base de 6,8 metros por lado.

O Obelisco possui uma única porta de entrada, atrás da qual existe uma escada de 206 degraus com 7 descansos que levam até o topo da pirâmide. 

Ali existe um mirante com 4 janelas, que se pode ver da rua. E acima dela o monumento emblema de Buenos Aires culmina com um para raios que não pode ser visto a simples vista.


Porque visitar: Não pode ser visitado por dentro, só dá pra tirar fotos do lado de fora.

Onde fica: Av 9 de Julio e Av. Corrientes (bem no meio do cruzamento)



Dias e horários: Todos os dias e horários já que está a céu aberto

Curiosidades

Sabia que o Obelisco foi muito resistido durante seus primeiros anos? 

De fato, três anos depois da sua inauguração o Conselho Deliberante sancionou sua demolição, decisão que acabou sendo vetada pelo então intendente. 

Em compensação, hoje é um dos principais pontos de reunião de manifestações políticas e de comemoração de vitórias esportivas. 

Para comemorar o seu 75° aniversário em 2011, se organizou uma visita guiada para 75 vizinhos, um por cada ano de vida do Obelisco.


Gostou das dicas? Então inscreva seu e-mail para receber todas as novidades.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@depasseiopor